- Ano: 2012
-
Fotografias:Robert Frith
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um anexo tátil altamente trabalhado para um belo bangalô colonial de calcário. É um acréscimo que se baseia fortemente no caráter físico e material da casa existente e procurou dar uma re-apresentação contemporânea destes elementos.
A casa original está frente à rua principal e está implantada num bloco subdividido com acesso de veículos compartilhado à uma casa contemporânea construída nas redondezas. As ideias de onde se colocaria o novo anexo foram pré-determinadas pelo caráter de patrimônio da casa e espaço mínimo disponível nos fundos por causa do acesso de veículos. O breefing exigia uma simples substituição do alpendre em fibro-cimento que continha a cozinha, sala de jantar, banheiro e lavanderia. A única exigência adicional foi que o banheiro fosse separado do quarto principal. Formalmente, a casa original possui um telhado de chapa metálica ondulada por sobre rústicas paredes pesadas, com interiores escuros e sem conexão com o ambiente externo. Os muros de pedra calcária criam uma rugosidade marcante e uma textura para o exterior enquanto que criam internamente limiares profundas entre espaços.
O novo anexo toma essas qualidades do material, luz e propriedades táticas e as reinterpreta para criar uma série de espaços que são projetados para elevar a experiência do morar. Paredes de lascas de pedra calcária foram criadas a para dar continuidade no peso do existente, mas também para introduzir uma superfície mais tátil. Por sobre as paredes, uma estrutura de telhado com um revestimento dinâmico de metal. O perfil do telhado reflete seu papel na abertura dos espaços internos, trazendo luz e ventilação natural para dentro da casa. A textura do revestimento dá ao telhado uma característica tátil, mesmo que visual, através do jogo de luz e sombras sobre sua superfície.
Um problema significante na construção de anexos e grandes reformas é como conectar o novo e o existente. Graças à força do caráter dos volumes existentes, a nova cobertura e paredes foram afastadas em relação ao existente, a fim de enfatizar as qualidades de cada um. Onde as duas formas tocam os materiais, elas foram reduzidas a quase nada: o telhado foi achatado para caber debaixo do existente e as paredes não tem continuidade, e vidro foi introduzido.
Esse projeto é uma exploração cuidadosa dos materiais e se restringe para criar um ambiente de estar generoso. Os novos espaços internos foram aumentados pela introdução do deck externo e espaços ajardinados. Portas deslizantes se abrem para permitir a criação da fronteira entre estes dois espaços a serem apagados. A criação do deck também permite a introdução de espaços verdes e paisagismo que anteriormente não era possível.